Conceito de Curso

O reconhecimento de curso, assim como suas renovações, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pelo curso relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito de Curso – CC, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

Para acessar os indicadores de qualidade dos cursos da UFMS (Clique aqui)

 

Avaliação in loco

O objetivo da avaliação é verificar a conformidade das condições de oferta do curso de graduação com a realidade encontrada no período de realização da visita in loco. A Comissão norteia-se pelas informações fornecidas e documentos apensados no Formulário Eletrônico, que são averiguadas no decorrer da avaliação e certificada pela documentação apresentada para respaldar a atribuição do conceito pertinente.

A avaliação in loco decorre de processos de autorização de curso, reconhecimento de curso e renovação de reconhecimento de curso, implantação de novo curso, conceito insatisfatório no ENADE/CPC ou até mesmo pela natureza do curso que não participa do ENADE.

Esse processo apresenta muitas etapas e particularidades e com o intuito de auxiliar os coordenadores de curso, elaboramos uma lista de orientações e providências a serem realizadas pela Unidade.

Documentos de apoio

Perguntas frequentes

Quais são as etapas do Processo R ou RR?

1. Abertura do processo no Sistema e-MEC (PEI/PROGRAD) – solicitar entre 50 e 75% da carga horária do curso:

  • Preenchimento do Formulário Eletrônico – FE1 (Coordenador de Curso) contendo informações do PPC
  • Análise documental (SERES – FE1)

2. Preenchimento do Instrumento de Avaliação – FE2 (Coordenador de Curso)

3. Visita in loco (INEP) 

4.Decisão (SERES)

  • Publicação da Portaria de Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento; ou
  • Protocolo de compromisso

Já preenchi o FE1, o que faço agora?

Aguardar o Inep abrir o FE2. Enquanto isso, o curso pode se organizar para elaborar o texto a ser preenchido no FE2 em resposta a cada indicador do Instrumento de Avaliação. A UAS pode designar uma comissão para auxiliar o Coordenador de Curso nessa missão e dividir o trabalho pelas Dimensões: 1 – Didático-Pedagógica; 2 – Corpo Docente e Tutorial; e 3 – Infraestrutura.

Recebi o comunicado de abertura do FE2, como devo proceder?

O FE2 possui o prazo de 15 dias consecutivos para responder todos os indicadores do instrumento, vincular os docentes às disciplinas e informar a produção científica e cultural de cada professor. No fim do prazo o PEI revisa as informações e envia o formulário.

A visita in loco foi agendada pelo Inep. E agora?

Organizar todas as evidências no drive do curso, em pastas por dimensão e subpastas por indicador. A Serav entrará em contato para agendar reuniões pré-visita. Até 10 dias antes da visita o Coordenador de Curso receberá um e-mail do ponto focal da Comissão de Avaliação do Inep com a proposta de agenda das atividades durante a visita. O curso deve disponibilizar toda a documentação no drive para os avaliadores até 7 dias antes da visita.

Durante a visita?

Participação nas reuniões solicitadas pelos avaliadores: direção, coordenação, corpo docente, técnico-administrativo e discente, equipe multidisciplinar (em caso de oferta de CH EAD).