Mobilidade

O que é?

Mobilidade é uma forma de estudantes da UFMS cursarem um ou dois semestres dos seus cursos em outras Instituições de Ensino Superior, no Brasil ou no exterior, na forma de intercâmbio. Diferentemente da Transferência, este tipo de programa não gera vínculo com a instituição receptora e o estudante não perde seu vínculo com a UFMS.  Neste tipo de programa os alunos podem ou não receber bolsa, dependendo do tipo de convênio estabelecido pela UFMS com as instituições de destino ou com parceiros. As possibilidades de mobilidade, se tem ou não bolsas, documentos necessários, etc.,  são divulgadas por meio de editais.

No caso da Mobilidade Acadêmica Nacional, a UFMS é signatária de um acordo de cooperação com outras Instituições de Ensino Superior,  O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica, para a execução deste tipo de mobilidade. São condições para o estudante participar da Mobilidade Acadêmica Nacional: i) Ter cumprido 20 % da carga horária do curso de origem; ii) Ter, no máximo, duas reprovações nos dois semestres anteriores ao pedido de mobilidade.

É importante que os candidatos a programa de mobilidade acompanhem os Editais lançados pela Preg em sua página de Editais. Pelos editais anteriores os estudantes podem verificar o tipo de documentação exigida. Ter passaporte válido é condição necessária para participar de mobilidade internacional.

Coordenadoria responsável

Coordenadoria de Administração Acadêmica

Telefone: 3345 – 7161

Endereço eletrônico: caa.preg@ufms.br

Fluxo

Preg: lança o Edital com as vagas para mobilidade

Candidato: providencia a documentação e encaminha a inscrição, conforme o Edital específico;

Preg ou parceiro: seleciona os candidatos aprovados (com ou sem bolsa, conforme o tipo de programa.

Legislação pertinente