Ingresso pelo Sisu

O que é?

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é um sistema informatizado pelo qual as Instituições Públicas de Ensino Superior Federais ofertam as vagas em seus cursos a todos os alunos concluintes do Ensino Médio que tenham prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As vagas nos cursos de graduação presenciais oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul são disponibilizadas pelo Sisu, exceto em processos seletivos especiais, conforme Termo de Adesão ao Sisu disponibilizado na página de Editais (clique aqui).

O Sisu é ofertado duas vezes ao ano, no início do período letivo. A participação no processo seletivo é gratuita e realizada totalmente pela Internet. Para saber quais documentos devem ser apresentados quando da matrícula pelo Sisu consulte a Instrução de Serviço em nossa área de Editais.

Divisão responsável

Divisão de Apoio a Processos Seletivos Acadêmicos (DIPS/CAA/Prograd)
Chefe de Coordenadoria: Prof. Irineu Sotoma
Telefone: 3345-7931/7929/7161
E-mail: dips.prograd@ufms.br

Fluxo

  • Os estudantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio.
  • A UFMS assina o Termo de Adesão ao Sisu indicando quantas vagas em cada um dos seus cursos serão disponibilizadas naquela edição do exame.
  • Os estudantes se inscrevem no curso de sua preferência.
  • Os estudantes com melhor notas no Enem preenchem as vagas e são chamados para realizar matrícula.
  • Caso os estudantes selecionados não preencham todas as vagas quando da matrícula novas chamadas são realizadas até completar o número de vagas ofertadas.
  • Quando liberado pelo MEC, o estudante pode fazer sua matrícula, em data, local e horários previamente informados.

3d human with a red question mark

 

SAIBA MAIS: Legislação pertinente