Conceito de Curso
O reconhecimento de curso, assim como suas renovações, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pelo curso relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito de Curso – CC, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.
Para acessar os indicadores de qualidade dos cursos da UFMS (Clique aqui)
Avaliação in loco
O objetivo da avaliação é verificar a conformidade das condições de oferta do curso de graduação com a realidade encontrada no período de realização da visita in loco. A Comissão norteia-se pelas informações fornecidas e documentos apensados no Formulário Eletrônico, que são averiguadas no decorrer da avaliação e certificada pela documentação apresentada para respaldar a atribuição do conceito pertinente.
A avaliação in loco decorre de processos de autorização de curso, reconhecimento de curso e renovação de reconhecimento de curso, implantação de novo curso, conceito insatisfatório no ENADE/CPC ou até mesmo pela natureza do curso que não participa do ENADE.
Esse processo apresenta muitas etapas e particularidades e com o intuito de auxiliar os coordenadores de curso, elaboramos uma lista de orientações e providências a serem realizadas pela Unidade.
Documentos de apoio
- Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
- Guia de Boas Práticas para Avaliação Externa Virtual in Loco
- Glossário do Inep
- Indicadores para oferta de CH EAD
- Plano de Ação do Coordenador do Curso – I.N. Conjunta (PROGRAD/PROPP) nº 3, de 15-05-2023 – Institui o Plano de Ação da Coordenação de Curso dos Cursos de Graduação e dos Cursos de Pós-Graduação da UFMS.
- Relatório de Acompanhamento do PPC
- Portfolio de Curso_template básico – Como solicitar a diagramação da versão final do Portfólio para Agecom: criar um processo SEI do tipo “Comunicação Social: Planejamento Visual; Solicitação de arte”, anexar “Formulário de Solicitação de Arte”, disponibilizar o link do google drive com a versão editável para o e-mail agecom@ufms.br e enviar o processo para SEPROV/AGECOM.
- Formulário Eletrônico (FE2)
Perguntas frequentes
Quais são as etapas do Processo R ou RR?
1. Abertura do processo no Sistema e-MEC (PEI/PROGRAD) – solicitar entre 50 e 75% da carga horária do curso:
- Preenchimento do Formulário Eletrônico – FE1 (Coordenador de Curso) contendo informações do PPC
- Análise documental (SERES – FE1)
2. Preenchimento do Instrumento de Avaliação – FE2 (Coordenador de Curso)
3. Visita in loco (INEP)
4.Decisão (SERES)
- Publicação da Portaria de Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento; ou
- Protocolo de compromisso
Já preenchi o FE1, o que faço agora?
Aguardar o Inep abrir o FE2. Enquanto isso, o curso pode se organizar para elaborar o texto a ser preenchido no FE2 em resposta a cada indicador do Instrumento de Avaliação. A UAS pode designar uma comissão para auxiliar o Coordenador de Curso nessa missão e dividir o trabalho pelas Dimensões: 1 – Didático-Pedagógica; 2 – Corpo Docente e Tutorial; e 3 – Infraestrutura.
Recebi o comunicado de abertura do FE2, como devo proceder?
O FE2 possui o prazo de 15 dias consecutivos para responder todos os indicadores do instrumento, vincular os docentes às disciplinas e informar a produção científica e cultural de cada professor. No fim do prazo o PEI revisa as informações e envia o formulário.
A visita in loco foi agendada pelo Inep. E agora?
Organizar todas as evidências no drive do curso, em pastas por dimensão e subpastas por indicador. A Serav entrará em contato para agendar reuniões pré-visita. Até 10 dias antes da visita o Coordenador de Curso receberá um e-mail do ponto focal da Comissão de Avaliação do Inep com a proposta de agenda das atividades durante a visita. O curso deve disponibilizar toda a documentação no drive para os avaliadores até 7 dias antes da visita.
Durante a visita?
Participação nas reuniões solicitadas pelos avaliadores: direção, coordenação, corpo docente, técnico-administrativo e discente, equipe multidisciplinar (em caso de oferta de CH EAD).