Preg organiza Seminário sobre Enade e ressalta importância do Exame
A chefe da Divisão de Apoio à Regulação e Avaliação (DIRA) da Preg, Luciana Lopes Ferreira, conduziu na manhã desta terça-feira, na sala de reuniões da PREG, o Seminário Enade 2016. Participaram da reunião os (as) coordenadores (as) dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia, câmpus de Campo Grande, além de representantes das Secretarias Acadêmicas e Coordenações de Gestão Acadêmicas do CCBS, FAMED, FAMEZ e FAODO.
Dentre as várias informações importantes repassadas no Seminário estava a importância da realização do Exame tanto para a Instituição como para os acadêmicos, uma vez que o Enade se tornou componente curricular e deve constar no histórico escolar dos formandos.
O EXAME – Em 2016, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avaliará os seguintes cursos da UFMS: Agronomia; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia e Zootecnia. A prova será aplicada aos estudantes concluintes dos cursos em 20 de novembro de 2016, às 13 horas, horário oficial de Brasília.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),
O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), normatizados pela Portaria nº 40 de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas da educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
(Fonte: Inep)