Programa de Educação Tutorial (PET)

O que é?

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação (MEC) é um programa composto por Grupos PET ligados a Cursos de Graduação, que  desenvolvem  a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão para melhoria da formação dos estudantes de graduação da UFMS.

O PET-UFMS tem como finalidade a melhoria dos Cursos de Graduação da UFMS, por meio do incentivo à realização de atividades voltadas para o Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão, de forma integrada, estimulando a formação de profissionais técnicos criativos, críticos e com visão global.

O PET-UFMS é destinado a grupos de estudantes que demonstrem potencial, interesse e habilidades no Curso de Graduação, trabalhando em equipe sob a orientação de um professor tutor.

São objetivos do PET:

a) desenvolver atividades acadêmicas com padrão de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

b) contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

c) estimular a formação de profissionais e docentes com elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

d) formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no País;

e) estimular o espírito crítico, bem como a formação para atuação profissional pautada pela cidadania e pela responsabilidade social;

f) introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;

g) contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação; e

h) contribuir com a política de diversidade na Instituição de Ensino Superior – IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.

Para conhecer nossos grupos PET, clique na imagem abaixo:

Legislação Pertinente

Editais

Processo de Seleção

MEC:

• Lança Edital para abertura de grupos PET;
  • Define diretrizes, normativas e efetua o pagamento das bolsas; etc.

PROGRAD

• Coordena o processo de seleção de projetos para novos grupos PET e submete os projetos ao MEC, que faz a seleção dos projetos a serem implementados;
  • Lança Edital para seleção de Estudantes  bolsistas e não-bolsistas dos grupos;
  • Lança Edital para seleção de Tutores;
  • Cadastra os Estudantes bolsistas e Tutores no SISGBA/UFMS;
  • Aprova planejamento e relatórios anuais, bem como as bolsas dos alunos e tutores no SIGPET/MEC;
  • Atualiza os ingressos e desligamentos dos alunos, após parecer do CLAA/PET no SISGBA/UFMS e por meio de controle interno da Secretaria;
  • Auxilia os grupos no desenvolvimento das atividades; etc.

Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET (CLAA-PET/UFMS):

• Emite parecer do ingresso e do desligamento de estudantes, bem como dos tutores dos grupos;
  • Acompanha, avalia e orienta as atividades/ações dos grupos PET na instituição (planejamento das atividades, relatório, prestações de contas);
  • Homologa os planejamentos, relatórios anuais e prestações de contas dos Grupos;
  • Encaminhamento das demandas dos grupos PET à Pró-Reitoria de Graduação e para a Instituição; etc.

SAIBA MAIS SOBRE O CLAA-PET/UFMS (clique aqui)

Tutores:

• Presidem a Comissão de Seleção de estudantes de acordo com o Edital PROGRAD;
  • Elaboram os planejamentos e relatórios das ações e atividades dos grupos;
  • Orientam e coordenam as atividades propostas; etc.

Formulários

Modelos de Termos de Compromisso Aluno e Tutor (disponíveis no SEI)

Certificados

Considerando que foi implantada nova versão do Sicert – Sistema de Certificados da UFMS, que possibilita a confecção e emissão dos Certificados em formato digital, os certificados de participação no Programa de Educação Tutorial – PET,  são confeccionados no referido sistema, pelo tutor do grupo PET, aprovados e emitidos pela Prograd.

Terão direito a certificados de participação no PET os estudantes bolsistas, devendo ser indicado o tempo de participação efetiva e comprovada no Programa e, os não bolsistas, que permanecerem vinculados ao programa por um prazo de, no mínimo, dois anos.

Poderá ser emitida declaração de participação do estudante no Programa pelo tutor do Grupo PET, devendo ser assinada pelo Presidente do CLAA/PET-UFMS e pelo Pró-Reitor de Graduação.

Para que o professor possa confeccionar o certificado é necessário seguir as orientações constantes, no documento PDF, abaixo:

Download (PDF, 12.29MB)

Setor responsável: Secretaria de Programas e Projetos Especiais (SEPPE/DIPER/PROGRAD)

Grupo Técnico-Administrativo

– Adriano Gonçalves Soares (secretário)

– Thalita Rios Brito

– Guilherme Santiago de Oliveira Santos