Programa Residência Pedagógica/CAPES

O que é?

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação pratica nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciamento na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiencia na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Para saber mais sobre o Pibid na UFMS, consulte a página do programa aqui.

 

Coordenação Institucional

– Professora Marta Costa beck
– Telefone: (67) 3345-7879
– E-mail: rp.prograd@ufms.br

 

Processo de Seleção

  • A IES são selecionadas por meio de Edital publico nacionais para apresentarem projetos institucionais de residencia pedagógica;
  • O Programa é desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, as Instituições de Ensino Superior participantes deverão organizar seus projetos Institucionais em estreita articulação com a pasta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos.
  • O regime de colaboração serpa efetivado por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal por meio da Capes e os estados, por intermédio das secretarias de educação de estado ou órgão equivalente. A participação do governo municipal se efetivara por meio de Termo de Adesão ao ACT, firmado por suas secretarias de educação.

 

Legislação Pertinente

Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018 – Institui o Programa Residência Pedagógica

PORTARIA GAB Nº 259, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2019 – CAPES

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 45-PROGRAD/UFMS, DE 9 DE ABRIL DE 2021.

 

Relatório

Relatório Etapa ago/2018 a jan/2020

 

Setor responsável: Secretaria de Programas e Projetos Especiais (SEPPE/DIPER/PROGRAD)

Grupo Técnico-Administrativo 

– Adriano Gonçalves Soares (secretário)

– Thalita Rios Brito

– Guilherme Santiago de Oliveira Santos

– Tamires Dantas Pereira Cândido Gonzales

Telefone: 3345-7920 / 7171
Endereço eletrônico: seppe.prograd@ufms.br