Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/UFMS/CAPES

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da CAPES cujo objetivo é melhorar a formação de alunos dos cursos de licenciatura (cursos voltados à formação de professores). A metodologia de trabalho do programa envolve a inserção dos acadêmicos no espaço escolar, participando de atividades ligadas a sua futura ação como docente.

O programa é estruturado na forma de grupos ligados aos cursos de licenciatura. Os grupos são compostos por acadêmicos dos cursos de licenciatura (bolsistas de iniciação à docência), docentes das instituições de ensino superior (que atuam como tutores dos grupos) e professores das escolas públicas da educação básica (que atuam como supervisores da ação dos acadêmicos nas escolas públicas). Além destes, existe um Coordenação Institucional, responsável pela gerência do programa, composta por um Coordenador Institucional e por Coordenadores de Gestão.

Para saber mais sobre o Pibid na UFMS, consulte a página do programa aqui.

Coordenadora Institucional

Profª Carla Cardozo Pinto de Arruda
E-mail:  pibid.prograd@ufms.br

Edital de Seleção Grupos PIBID

• CAPES lança Edital para formação de novos grupos do PIBID;
  • PROGRAD comunica os Coordenadores de Curso pelo endereço eletrônico institucional do Edital;
  • Colegiados de Curso selecionam o projeto e os Coordenadores de Área;
  • Coordenação Institucional elabora o Projeto Institucional e o submete juntamente com os projetos de cada curso para avaliação pela CAPES;
  • CAPES aprova o Projeto Institucional e os subprojetos;
  • A Coordenação Institucional juntamente com a PROGRAD lança o Edital para seleção de bolsistas de iniciação à docência e supervisores;
  • Colegiado designa comissão de seleção;
  • Comissão de seleção seleciona os bolsistas e encaminha à Coordenação Institucional para lançamento no sistema de bolsas da CAPES;
  • Coordenadores de Área iniciam o trabalho com os bolsistas.

– Programa PIBID UFMS/CAPES – 2022/2024:

Legislação Pertinente

EDITAL-No-23_2022-CAPES-PIBID-CHAMADA-PUBLICA-PARA-APRESENTACAO-DE-PROJETOS-INSTITUCIONAIS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 45-PROGRAD/UFMS, DE 9 DE ABRIL DE 2021.

PORTARIA Nº 83, DE 27 DE ABRIL DE 2022 – Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Integra UFMS

PIBID UFMS/CAPES: PARTICIPAÇÃO NO INTEGRA UFMS 2023

Relatório

Relatório Etapa ago/2018 a jan/2020