Projetos de Ensino de Graduação

O que são?

O Projeto de Ensino de Graduação é uma ação vinculada ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC), de um ou mais Cursos de Graduação, que tem por objetivo a efetivação da melhoria dos Cursos de Graduação com implementação de ações inovadoras e/ou metodológicas que visem à efetiva melhoria do processo de ensino, a dinamização dos componentes curriculares do PPC e/ou a produção de material didático e instrucional.

Os Projetos de Ensino de Graduação submetidos serão analisados em diferentes etapas, a saber: análise preliminar, aprovação, enquadramento e homologação, de acordo com edital específico.

O processo de avaliação da proposta de Projeto de Ensino de Graduação inclui, obrigatoriamente:
I – análise preliminar do projeto pela Comissão Setorial de Ensino da Unidade da Administração Setorial;
II – aprovação preliminar do projeto pelo Conselho da Unidade da Administração Setorial, com encaminhamento para a Pró-Reitoria de Graduação em, no mínimo, dez dias antes do início das atividades do Projeto de Ensino de Graduação;
III – enquadramento do Projeto de Ensino de Graduação, de acordo com edital específico, pela Pró-Reitoria de Graduação; e
IV – homologação do Projeto de Ensino de Graduação pelo Conselho de Graduação (Cograd).
§1º O Projeto de Ensino de Graduação que envolva mais de uma Unidade deverá ser apreciado pela Unidade da Administração Setorial de lotação do Coordenador do Projeto.
§2º Após a homologação do Cograd, a situação do Projeto de Ensino de Graduação será alterada no SIGProj para “Projeto em andamento”, sendo que para os Projetos de Ensino que envolvam instrumento jurídico próprio, a situação será alterada para “Projeto com aprovação condicionada à celebração de instrumento jurídico”.

Somente poderão ser iniciadas as atividades do Projeto de Ensino de Graduação após o enquadramento do Projetos de Ensino de Graduação pela Pró-Reitoria de Graduação.

Legislação Pertinente

 

Editais 

 

Projetos Cadastrados 

 

Certificados

Considerando que foi implantada nova versão do Sicert – Sistema de Certificados da UFMS, que possibilita a confecção e emissão dos Certificados em formato digital, informamos que os certificados dos Projetos de Ensino de Graduação – PEG,  serão confeccionados no referido sistema, pelo professor do quadro efetivo da UFMS, Coordenador do PEG.

Para que Projetos de Ensino de Graduação sejam cadastrados no Sicert pela SEPPE/DIPER/PROGRAD,  os mesmos devem estar previamente cadastrados no Sigproj (https://sigproj.ufms.br/) de acordo com seu Edital de Cadastro Anual e sua Normatização.

Somente serão certificados os participantes cujo coordenador tenha confeccionado o Relatório PARCIAL/FINAL.

O coordenador do PEG deve encaminhar e-mail para seppe.prograd@ufms.br informando sobre a finalização do cadastro do Relatório Final no Sigproj, de acordo com o estabelecido na Normatização vigente, e solicitar o cadastro do PEG no Sicert/UFMS, para fins de confecção dos certificados dos participantes.

Para que o professor possa confeccionar o certificado é necessário seguir as orientações constantes, no documento PDF, abaixo:  

Download (PDF, 199KB)

 

Setor responsável: Secretaria de Programas e Projetos Especiais (SEPPE/DIPER/PROGRAD)

Grupo Técnico-Administrativo 

– Adriano Gonçalves Soares (secretário)

– Thalita Rios Brito

– Guilherme Santiago de Oliveira Santos

– Tamires Dantas Pereira Cândido Gonzales

Telefone: 3345-7920 / 7171
Endereço eletrônico: seppe.prograd@ufms.br