Mobilidade

logo_mob

O que é?

Mobilidade Acadêmica é a possibilidade que permite aos estudantes vinculados à UFMS cursarem disciplinas em outras Unidades da UFMS, ou em Instituições de Ensino Superior em nível estadual, nacional e internacional, oportunizando a complementação de seus estudos e enriquecer a sua formação, não só por meio dos componentes curriculares, mas também pela experiência de entrar em contato com ambientes acadêmicos diferentes e com as diversidades regionais do nosso país.

Diferentemente da Transferência, este tipo de programa não gera vínculo com a instituição receptora e o estudante não perde seu vínculo com a UFMS, sua instituição de origem.  Neste tipo de programa, os alunos podem ou não receber bolsa, dependendo do tipo de convênio estabelecido pela UFMS com as instituições de destino ou com parceiros. 

 

A mobilidade acadêmica na UFMS poderá ocorrer das seguintes formas (art. 78 da Resolução nº 550/2018 – COGRAD):

I – Mobilidade Interna: é a possibilidade de o estudante cursar, com aproveitamento, disciplinas ofertadas em Unidade da UFMS localizada em outra cidade, mediante afastamento de sua Unidade de origem por até dois períodos letivos;
II – Mobilidade Nacional: é a possibilidade de o estudante cursar, com aproveitamento, disciplinas ofertadas em outra Instituição de Ensino Superior brasileira, mediante afastamento de sua Unidade de origem por tempo determinado; e
III – Mobilidade Internacional: é a possibilidade de o estudante cursar, com aproveitamento, disciplinas ofertadas em outra Instituição de Ensino Superior em outro país, mediante afastamento de sua unidade de origem por tempo determinado. 

 

MOBILIDADE INTERNA

Como Participar:

A mobilidade interna é a possibilidade de o estudante cursar, disciplinas ofertadas em Unidade da UFMS localizada em outra cidade, mediante afastamento de sua Unidade de origem por até dois períodos letivos.

  • Poderá ser realizada a mobilidade interna entre cursos de áreas afins.
  • A mobilidade interna não caracteriza a transferência de vínculo entre as Unidades da UFMS, devendo o estudante retornar ao curso de origem ao término do período em mobilidade.
  • Não é permitida a matrícula em Componente Curricular Não Disciplinar, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares, durante a mobilidade interna.

O estudante interessado poderá solicitar a mobilidade interna, por meio do requerimento acadêmico online disponível no portal da Pró-Reitoria de Graduação.

  • O requerimento deverá ser realizado dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.
  • No requerimento deverá constar o Curso, Unidade e disciplinas que o estudante pretende cursar e anexar o Histórico Escolar completo.

Bolsas: Não há.

Norma: Instrução Normativa Prograd 16/20

 

MOBILIDADE NACIONAL

As normas para realização da mobilidade acadêmica estão definidas nos Acordos de Cooperação e Convênios em que a UFMS é participante.

Requisitos e procedimentos para solicitação estão estabelecidos na Instrução Normativa nº 55-GAB/PROGRAD/UFMS, de 9 de setembro de 2021.

Veja abaixo os Acordos e Convênios vigentes:

Andifes

Unesp – Ilha Solteira

 

 

MOBILIDADE INTERNACIONAL

Entrar em contato com a AGINOVA: 

https://aginova.ufms.br/unidades/relacoes-internacionais/mobilidade-academica-internacional-outgoing-e-incoming-da-ufms/

 

Diretoria responsável

Diretoria de Planejamento e Gestão Acadêmica (DIGAC/Prograd)
Telefone: (67) 3345 – 7138
E-mail: digac.prograd@ufms.br

3d human with a red question mark

SAIBA MAIS: Legislação pertinente