Programas e Projetos

apoio academico

 

A Pró-Reitoria de Graduação desenvolve diversos programas especiais de graduação. Para ingressar nos programas vinculados à Prograd, o estudante deve observar os diferentes editais lançados no portal da Prograd:

 

  1. Programa de Educação Tutorial – PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa mantido pelo Ministério da Educação, por meio do qual são formados grupos de acadêmicos orientados por um docente (tutor). Os grupos atuam de maneira integrada com a coordenação do Curso, contribuindo para a melhoria do Projeto Pedagógico, por meio de realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

 

  1. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde)

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) é patrocinado pelos Ministérios da Saúde e da Educação e é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Dirigido aos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação na área da saúde, como instrumento para qualificação em serviço, bem como de iniciação ao trabalho.

 

 

  1. Programa de Monitoria

A Monitoria de Ensino de Graduação é um instrumento para a melhoria do ensino nos Cursos de Graduação pela inserção dos estudantes em atividades didático-pedagógicas, fortalecendo a articulação entre a teoria e a prática, promovendo a integração curricular e a cooperação entre estudantes e docentes. O Programa disponibiliza bolsas para monitores selecionados por processo seletivo específico.

 

 

  1. Programa de Iniciação à Docência – PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da Capes cujo objetivo é contribuir com a formação de alunos dos cursos de licenciatura. A metodologia de trabalho do programa envolve a inserção dos acadêmicos da primeira metade do curso no espaço escolar, participando de atividades ligadas à sua futura ação como docente.

 

 

  1. Programa Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Capes, cujas ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de licenciatura na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

 

 

  1. Ligas Acadêmicas

As Ligas Acadêmicas constituem-se de entidades autônomas cadastradas na Prograd, propostas e organizadas por um grupo de discentes, sob coordenação geral de um docente. O objetivo geral é o aprofundamento didático de determinado assunto de forma a enriquecer o processo ensino-aprendizado, possibilitando uma socialização do saber com a comunidade, visando, ainda, sanar demandas sociais.

 

 

  1. Projeto de Ensino de Graduação – PEG

Projeto de Ensino de Graduação (PEG) é um processo de desenvolvimento educacional e está vinculado ao Projeto Pedagógico de Curso, de um ou mais cursos de graduação, constituindo um mecanismo de sistematização e operacionalização de iniciativas e experiências que tem por objetivo a efetivação da melhoria estrutural, organizacional e funcional do ensino de graduação.

Os Projetos de Ensino de Graduação podem contribuir no desenvolvimento de algum componente curricular, mas não se confundem com este. A clientela atendida pelo Projeto de Ensino de Graduação deverá ser composta por acadêmicos de graduação da UFMS.

 

  1. Programa Preceptoria em Saúde

 

O Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde – PRODEPS tem como pressuposto o apoio ao desenvolvimento de atividades práticas em serviços de saúde no internato dos cursos de Medicina em universidades federais sem hospitais próprios com a finalidade de fomentar as atividades visando ao aprimoramento da formação médica em áreas estratégicas para o SUS na rede de atenção à saúde.

 

Divisão responsável: Divisão de Programas e Projetos Especiais (DIPPS/CDA/PROGRAD)

Telefone: 3345-7920 / 7171
Endereço eletrônico: diap.prograd@ufms.br