Programas e Projetos Especiais

A Pró-Reitoria de Graduação desenvolve diversas ações/atividades vinculadas aos programas e projetos especiais de graduação. Para conhecê-las clicar em Ações/Atividades desenvolvidas

 Para ingressar nos programas e projetos especiais vinculados à Prograd, o estudante deve observar os diferentes editais lançados no portal da Prograd.

Setor responsável: Secretaria de Programas e Projetos Especiais (SEPPE/DIPER/PROGRAD)

Grupo Técnico-Administrativo 

– Adriano Gonçalves Soares (secretário)

– Thalita Rios Brito

– Guilherme Santiago de Oliveira Santos

– Tamires Dantas Pereira Cândido Gonzales

Telefone: (67) 3345-7920 / (67) 3345-7171
Endereço eletrônico: seppe.prograd@ufms.br

 

  • Programas e Projetos Especiais:

 

  1. Programa de Educação Tutorial – PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa mantido pelo Ministério da Educação, por meio do qual são formados grupos de acadêmicos orientados por um docente (tutor). Os grupos atuam de maneira integrada com a coordenação do Curso, contribuindo para a melhoria do Projeto Pedagógico, por meio de realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Para saber mais sobre o PET na UFMS, consulte a página do programa aqui.

 

 

  1. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde –  PET-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) é patrocinado pelos Ministérios da Saúde e da Educação e é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Dirigido aos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação na área da saúde, como instrumento para qualificação em serviço, bem como de iniciação ao trabalho.

Para saber mais sobre o PET-Saúde na UFMS, consulte a página do programa aqui.

 

 

  1. Programa de Monitoria de Ensino de Graduação

A Monitoria de Ensino de Graduação é um instrumento para a melhoria do ensino nos Cursos de Graduação pela inserção dos estudantes em atividades didático-pedagógicas, fortalecendo a articulação entre a teoria e a prática, promovendo a integração curricular e a cooperação entre estudantes e docentes. O Programa disponibiliza bolsas para monitores selecionados por processo seletivo específico.

Para saber mais sobre o Programa de Monitoria na UFMS, consulte a página do programa aqui.

 

 

  1. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da Capes cujo objetivo é contribuir com a formação de alunos dos cursos de licenciatura. A metodologia de trabalho do programa envolve a inserção dos acadêmicos da primeira metade do curso no espaço escolar, participando de atividades ligadas à sua futura ação como docente.

Para saber mais sobre o Pibid na UFMS, consulte a página do programa aqui.

 

 

  1. Programa Residência Pedagógica – RP

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Capes, cujas ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de licenciatura na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Para saber mais sobre o Programa Residência Pedagógica na UFMS, consulte a página do programa aqui.

 

 

  1. Programa Ligas Acadêmicas

As Ligas Acadêmicas constituem-se de Entidades Autônomas cadastradas na Prograd, propostas e organizadas por um grupo de discentes, sob coordenação geral de um docente. O objetivo geral é o aprofundamento didático de determinado assunto de forma a enriquecer o processo ensino-aprendizado, possibilitando uma socialização do saber com a comunidade, visando, ainda, sanar demandas sociais.

Para saber mais sobre o Programa Ligas Acadêmicas na UFMS, consulte a página do programa aqui.

 

 

  1. Projeto de Ensino de Graduação – PEG

Projeto de Ensino de Graduação (PEG) é um processo de desenvolvimento educacional e está vinculado ao Projeto Pedagógico de Curso, de um ou mais Cursos de Graduação, constituindo um mecanismo de sistematização e operacionalização de iniciativas e experiências que tem por objetivo a efetivação da melhoria estrutural, organizacional e funcional do ensino de graduação.

Os Projetos de Ensino de Graduação podem contribuir para o desenvolvimento de algum componente curricular, mas não se confundem com este.

O público alvo atendido pelo Projeto de Ensino de Graduação deverá ser composto, exclusivamente, por estudantes de Graduação da Instituição, podendo haver a participação de colaboradores internos e externos à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Para saber mais sobre o Projeto de Ensino de Graduação na UFMS, consulte a página do projeto aqui.

 

 

  1. Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde – PRODEPS

O Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde – PRODEPS tem como pressuposto o apoio ao desenvolvimento de atividades práticas em serviços de saúde no internato dos cursos de Medicina em universidades federais sem hospitais próprios com a finalidade de fomentar as atividades visando ao aprimoramento da formação médica em áreas estratégicas para o SUS na rede de atenção à saúde.

Para saber mais sobre o Programa de Preceptoria em Saúde na UFMS, consulte a página do programa aqui.

   

 

      9. Programa Equipes de Competição Universitária UFMS

As Equipes de Competição são constituídas por iniciativa de estudantes ou de grupo de estudantes dos cursos de graduação da Instituição, podendo participar estudantes da pós-graduação, estruturadas e organizadas com o objetivo de participar de competições de cunho acadêmico-científico, representando a UFMS.
 
Para saber mais sobre o Programa Equipes de Competição Universitária na UFMS, consulte a página do programa aqui.