Projetos Pedagógicos

O que é?

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteia as práticas pedagógicas no curso, considerando sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os normativos do Conselho Nacional de Educação (CNE), do MEC e da UFMS, com ênfase no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) integrado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFMS (art. 4o da Resolução 430, Cograd, de 16 de dezembro de 2021).

Está em permanente construção, sendo elaborado, reelaborado, implementado e avaliado. De acordo com a Resolução do Conselho de Graduação de no 106, de 4 de março de 2016, que aprova as orientações para a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFMS, os PPCs dos cursos de graduação devem ter os seguintes elementos em sua composição:

  • Identificação do Curso (Denominação do Curso, Código e-MEC, Habilitação, Grau acadêmico conferido, Modalidade de Ensino, Regime de Matrícula, Tempo de Duração, Carga Horária Mínima, Número de Vagas, Número de Entradas, Turno de Funcionamento, Local de Funcionamento, Forma de Ingresso);
  • Contextualização (Histórico da UFMS, Histórico da Unidade da Administração Setorial de lotação do curso (presenciais) ou da Educação à Distância na UFMS (cursos a distância), Histórico do Curso);
  • Necessidade Social do Curso (Indicadores socioeconômicos da população da mesorregião, Indicadores socioambientais da região, Análise da oferta do curso na região);
  • Concepção do Curso (Dimensões formativas, Estratégias para o desenvolvimento de ações interdisciplinares, Estratégias para integração das diferentes componentes curriculares, Perfil desejado do egresso, Objetivos, Metodologias de ensino; Avaliação);
  • Administração Acadêmica do Curso (Atribuições do Colegiado de Curso, Atribuições do Núcleo Docente Estruturante, Perfil da Coordenação do Curso, Organização acadêmico-administrativa, Atenção aos discentes);
  • Currículo (Matriz curricular do curso, Quadro de semestralização, Tabela de Equivalência das Disciplinas, Lotação das disciplinas nas Unidades da Administração Setorial, Ementário, Bibliografia básica e complementar, Política de implantação da nova matriz curricular);
  • Políticas (Capacitação do corpo docente, Inclusão de pessoas com deficiência, Inclusão de cotistas, Atendimento aos requisitos legais e normativos: relações étnico-raciais, direitos humanos e educação ambiental);
  • Sistema de Avaliação (Sistema de avaliação do processo formativo, Sistema de autoavaliação do curso, Participação do corpo discente na avaliação do curso, Projeto institucional de monitoramento e avaliação do curso);
  • Atividades Acadêmicas Articuladas ao Ensino de Graduação (Atividades Orientadas de Ensino, Atividades complementares, Atividades de Extensão, Atividades Obrigatórias (específico para cursos da EAD), Estágio Obrigatório e Não Obrigatório, Natureza do Estágio, Participação do Corpo Discente nas Atividades Acadêmicas, Prática de ensino, Trabalho de Conclusão de Curso);
  • Desenvolvimento de Materiais Didáticos;
  • Infraestrutura Necessária ao Curso;
  • Plano de Incorporação dos Avanços Tecnológicos ao Ensino de Graduação;
  • Considerações Finais;
  • Referências;
  • Anexos e Apêndices.

Secretaria Responsável

Secretaria de Inovação Pedagógica dos Cursos (SEIPC)
Telefone/Whatsapp: (67) 3345-7173/3345-7422;
Endereço Eletrônico: seipc.prograd@ufms.br

Fluxo

  1. O Colegiado de Curso, ouvido o Núcleo Docente Estruturante (NDE), elabora o PPC ou a proposta de alteração do mesmo;
  2. A Coordenação de Curso solicita à Seipc/Diper/Prograd a abertura, por meio de processo SEI, do Sistema Acadêmico para cadastro do PPC ou de alterações. Deverão ser considerados as regras e os prazos estabelecidos pela Resolução 536, Cograd, de 18 de outubro de 2019, e pelo Calendário Acadêmico para as alterações dos PPCs;
  3. Após o cadastrado do PPC ou das alterações no Sistema Acadêmico, a Coordenação deve submeter o PPC à análise da Seipc/Diper/Prograd;
  4. O PPC entra em processo de análise quanto aos aspectos legais e normativos;
  5. Após a finalização do processo de análise, devem ser emitidas Resoluções de Manifestações Favoráveis, do Colegiado de Curso e do Conselho de Unidade, à aprovação do PPC ou às suas alterações;
  6. A Coordenação de Curso deverá encaminhar as Resoluções de Manifestações Favoráveis, por meio de processo SEI, à Seipc/Diper/Prograd;
  7. Seipc/Diper/Prograd encaminha o PPC para aprovação pelo Conselho de Graduação.

Informações relacionadas à matriz curricular, disciplinas, corpo docente e pré-requisitos estão disponíveis no link: https://ensino.ufms.br/

Cadastro e atualização de bibliografias nos PPCs

Para acessar o tutorial para cadastro e atualização de bibliografias clique aqui.